- Inauguração do Centro Cultural Cabo Verde

Inauguração do Centro Cultural Cabo Verde

Data de Publicação 04-07-2019
Inauguração do Centro Cultural Cabo Verde

Inauguração do Centro Cultural Cabo Verde

Por ocasião do 44º aniversário da independência da República de Cabo Verde, será inaugurado no próximo dia 6 de julho (sábado) o Centro Cultural Cabo Verde, situado na Rua de São Bento 640, em Lisboa, edifício cedido para o efeito pela Câmara Municipal de Lisboa ao Estado de Cabo Verde, através de um protocolo assinado em dezembro do ano passado.

Para assinalar a data levaremos a cabo nesse dia um conjunto de atividades, nomeadamente:

19.00h - realização da Serenata em São Bento, uma serenata à moda de Cabo Verde, ao som de mornas, entre a Assembleia da República e o Largo Hintze Ribeiro (largo que ladeia do Centro Cultural), uma produção da Largo Residências, com a Direção Artística de Jon Luz, que conduzirá todos os convidados ao local do evento;

19.30h - inauguração do Centro Cultural Cabo Verde, com discursos das entidades oficiais e visita das mesmas ao edifício. De Cabo Verde estão confirmadas as presenças do Senhor Primeiro-Ministro, Senhor Ministro dos Negócios Estrangeiros e Senhor Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas;

20.00h – oferta de uma cachupa a todos os participantes, seguida de um concerto dos músicos participantes na serenata, entre eles, Orquestra de Batukadeiras, Titina, Maria Alice, Ana Firmino, Sara Tavares, Dany Silva, Nancy Vieira e Gardénia Benrós, participação especial do "Coro Sinfónico Lisboa Cantat" e Diogo Picão a realizar no Largo Hintze Ribeiro.

20h20 – Visita guiada das entidades governamentais a exposição inaugural do CCCV, “Estórias de Dentro de Casa, pela Curadora da exposição Adelaide Ginga.

Sobre a exposição:

A exposição coletiva Estórias de Dentro de Casa é uma metáfora ao ritual de “contação de estórias” tradicionais ao final do dia, típico das ilhas de Cabo Verde, tão antigo como a história de Cabo Verde. Tradicionalmente esse é um momento simbólico de transmissão de memória, mas também de introdução dos mais novos ao mundo dos mitos, fantasias e ao próprio espírito coletivo da nação crioula. 

A exposição contará com obras dos artistas plásticos; Manuel Figueira, Tchalê Figueira, Kiki Lima, Mito Elias, Bento Oliveira, Alex da Silva, António Firmino, David Levy Lima, Miguel Levy Lima, Luís Levy Lima, Oleandro Garcia e Kuny Mendes fotografia.

Voltar a notícias