A Embaixada de Cabo Verde em Portugal organizou, no passado dia 5 de junho, na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, com o apoio da Presidência da República de Cabo Verde, uma conferência comemorativa do cinquentenário da Independência Nacional. - Conferência: Cabo Verde: 50 Anos, Novos Percursos

Conferência: Cabo Verde: 50 Anos, Novos Percursos

A Embaixada de Cabo Verde em Portugal organizou, no passado dia 5 de junho, na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, com o apoio da Presidência da República de Cabo Verde, uma conferência comemorativa do cinquentenário da Independência Nacional.

Data de Publicação 23-06-2025
Conferência: Cabo Verde: 50 Anos, Novos Percursos

A Conferência, sob o tema Cabo Verde: 50 Anos, Novos Percursos, contou com as intervenções de Sua Excelência o Presidente da República de Cabo Verde, Dr. José Maria Neves, do Professor Doutor João Estêvão, da Universidade de Lisboa e da investigadora cabo-verdiana Mestre Mónica Medina.

 

O Chefe de Estado cabo-verdiano  destacou os avanços conquistados pelo país ao longo das últimas cinco décadas e delineou os pilares essenciais para um futuro mais desenvolvido, moderno, justo e próspero em 2075.  Os desafios atuais exigem uma visão renovada e ousada, capaz de responder às transformações locais, mas também globais, lembrou José Maria Neves, para quem "para continuarmos a cumprir Cabo Verde, impõe-se pensar o futuro".  

 

O Professor João Estêvão caracterizou Cabo Verde antes da independência e discorreu sobre os modelos de desenvolvimento adotados pelo país neste percurso de 50 anos.

 

A jovem investigadora Mónica Medina defendeu como caminhos a educação inclusiva, a ciência e a tecnologia. Medina vê nos jovens quadros qualificados da diáspora uma reserva estratégica do pais que, entretanto, enfrenta o dilema de ficar para aproveitar as oportunidades ou regressar às ilhas.  

 

O Presidente da República apontou as tecnologias de informação e comunicação como via para debelar essa encruzilhada e facilitar a desejada participação da diáspora no desenvolvimento do país.

Voltar a notícias