- Chefe do governo defende expansão do português para estados com outras línguas

Chefe do governo defende expansão do português para estados com outras línguas

Published Date 2/1/19
Chefe do governo defende expansão do português para estados com outras línguas

O primeiro-ministro defendeu sexta-feira a expansão da língua portuguesa para Estados com outras línguas oficiais, mas reconheceu que "o dinheiro é importante" para essa e outras missões do Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP).

"O dinheiro é importante. É importante também a visão, a determinação", afirmou Ulisses Correia e Silva aos jornalistas, na cidade da Praia, após atribuir à ex-diretora-executiva do IILP, Marisa Mendonça, a Medalha de Dedicação pelas "excecionais qualidades e espírito de respeito e dedicação no desempenho de funções públicas".

Para o chefe do executivo, Marisa Mendonça "conseguiu fazer com muito pouco", mas recordou que "há um compromisso dos chefes de Estado e do Governo [da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)] de garantir as condições financeiras para que o IILP possa desempenhar cada vez mais as suas atribuições e missões".

O IILP tem um orçamento de 300 mil euros, mas a sua ação tem sido limitada devido à falta de financiamento, tendo em conta os atrasos no pagamento das quotas por parte de alguns Estado-membros da CPLP. Antes da cimeira do Sal, o instituto tinha dívidas de quotas que ascendiam a 800 mil euros.

O IILP tem por objetivos fundamentais a promoção, a defesa, enriquecimento e difusão da língua portuguesa como veículo de cultura, educação, informação e acesso ao conhecimento científico, tecnológico e de utilização em fóruns internacionais.

Fonte e imagem: Observador

Back to news