Cabo Verde, por diferentes razões, tem uma forte tradição de emigração, impondo ao Governo, a adoção de medidas de política proactivas que permitam, designadamente, facilitar a integração dos cidadãos cabo-verdianos nos diferentes países de acolhimento.
No que à diplomacia diz respeito, o Programa do Governo da IX Legislatura atribui um papel de relevo à diáspora, assumindo-a como uma das prioridades no desenvolvimento das relações externas.
Efetivamente, a nossa Nação ultrapassa, em larga medida, as fronteiras físicas e a população residente. O cabo-verdiano é um cidadão das Américas, da Europa, da África e do mundo. Consequentemente, faz do nosso Cabo Verde, uma Nação global.
Com efeito, a diáspora foi e tem sido a porta de abertura de Cabo Verde para mundo, contribuindo, de forma indelével, para a construção e afirmação contínua de uma Nação cada vez mais orgulhosa, digna e mais reconhecida no plano internacional. É inegável que a nossa diáspora tem revelado uma geração altamente competente e comprometida com aquilo que são as grandes causas da humanidade nas mais diversas áreas do saber.
A afirmação pessoal e profissional dos cabo-verdianos residentes na diáspora constitui, indubitavelmente, um dos fatores de promoção de Cabo Verde além-fronteiras, contribuindo decisivamente para que a nossa Nação assegure o seu lugar no mundo e vença os desafios que se lhe impõem.
Neste contexto, o Governo, em parceria com a Presidência da República, pretende homenagear os cabo-verdianos residentes na diáspora, que se distinguem, entre os melhores, nas mais diversas áreas, através da organização de uma Gala - Cabo Verde Sucesso -, que essencialmente visa reconhecer o mérito da comunidade cabo-verdiana na diáspora.
Com este propósito, instituiu-se a Gala “Cabo Verde Sucesso”, B.O. no 32, I SÉRIE, Resolução no 51/2017, de 9 de junho de 2017, da República de Cabo Verde, cuja I Edição teve lugar nos Estados Unidos da América em Setembro de 2017.
A II Edição, que visa reconhecer o mérito dos cabo-verdianos residentes na Europa, terá lugar em Portugal, no Covento do Beato, em Lisboa, no próximo dia 01 de dezembro de 2018.
O evento contará com a presença de Suas Excelências o Presidente da República, do Primeiro Ministro de Cabo Verde, bem como demais Altas Entidades Oficiais cabo-verdianas e portuguesas. Contará ainda com convidados oriundos de vários países europeus.
A noite será repleta de momentos marcantes, com atuações de grandes nomes da música cabo-verdiana e portuguesa, discursos oficiais, jantar e entrega dos galardões a personalidades cabo-verdianas de sucesso na Europa, que se destacaram nas áreas da CIÊNCIA E TECNOLOGIA, CIDADANIA E EDUCAÇÃO, CULTURA, DESPORTO E EMPREENDEDORISMO.